Representação dos Trabalhadores entra com ofício no Dest contra Serpro

A representação dos trabalhadores, indignada com o tratamento desrespeitoso do Serpro na Campanha Salarial 2012/2013, entrará amanhã, dia 04/09/2012, com um ofício junto ao Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais – DEST. O objetivo é abordar o tratamento desigual que está sendo dado aos trabalhadores e trabalhadoras do Serpro nas negociações, quando comparado a outras estatais.

O estopim para a iniciativa das representações foi o resultado da 5ª mesa de negociação, na qual o único avanço apresentado pela empresa foi a proposta de uma cartela adicional de tíquete.

Serpro brinca de negociar

Duas reuniões e a única novidade na proposta econômica do Serpro é uma cartela adicional de tíquete, além do reajuste de 5,1% sobre todas as cláusulas financeiras. A atitude desrespeitosa da empresa, que reapresentou uma proposta já rejeitada, gera decepção, indignação e revolta nos trabalhadores e trabalhadoras.

Leia a ata da mesa

No final da tarde desta sexta-feira (31/8), a 5ª Mesa de Negociação da Campanha Salarial 2012/2013 teve continuidade. A rodada teve início na quarta-feira (29/8), mas foi interrompida porque o Serpro se comprometeu a trazer nova proposta econômica. Infelizmente, a oferta da empresa é um acinte e prova que a empresa insiste em não valorizar os trabalhadores.

É importante lembrar que o Serpro há 50 dias se negava em agendar uma mesa. Esta reunião só foi marcada pela empresa depois que os trabalhadores realizaram mobilização na sede do Serpro, em Brasília.

Vale frisar ainda que, segundo o DIEESE, 97% das categorias  tiveram ganho real no primeiro semestre, e não apenas a recomposição pelo índice inflacionário, como proposto. Os trabalhadores da Eletrobrás conquistaram 1,5% de ganho real e abono de quatro cartelas de tíquetes (valor aproximado de R$ 2.800,00). A Datamec teve 1,5% de ganho real.

A representação dos trabalhadores e trabalhadoras não vê esforço algum da empresa junto aos órgãos governamentais responsáveis, visando apresentar uma proposta que viabilize a assinatura do Acordo Coletivo em negociação.

Fonte: Fenadados

[slideshow id=128 w=450 h=400]