Servidores do Datasus farão Atos contra desmonte do Departamento

Os servidores do Datasus decidiram hoje, em assembleia realizada pelo Sindpd-RJ, que o Sindicato, realizará uma série de atividades como Atos, na Rua México, com panfletagem para população, fazendo denúncias sobre as irregularidades, o desmonte do Departamento e desmandos que acontecem no órgão. Um Abaixo-assinado com as mesmas denúncias será elaborado, para que todos os servidores, inclusive de todas as regionais, assinem. Além disso, serão enviadas correspondências com as acusações ao Ministério Público, à Controladoria Geral da União (CGU), ao Ministro da Saúde e também aos Parlamentares, para denunciar o desmonte do Departamento.

A assembleia

A pauta começou com o informe sobre o Processo do Sindpd-RJ contra a Geap. Houve audiência dia 13/05, com a presença da diretora Edna, e a decisão sairá em breve.

Outro ponto de discussão foi a Lista de servidores que a Agência Nacional de Saúde (ANS) mandou para o Datasus.  Foi explicado pelo Coordenador de Disseminação Haroldo Lopes, que a solicitação veio da ANS e os nomes foram indicados por alguns servidores do Datasus que estão atualmente lotados naquela Agência, mas que ele negou a saída de alguns nomes por serem pessoas responsáveis por Projetos importantes para o Datasus, e teria substituído por outros, mas que ninguém seria obrigado a sair do Departamento.

Informou ainda que a ANS se reportou diretamente ao Ministro da Saúde, que por sua vez repassou ao diretor do Datasus, e que este passou os nomes para avaliação do Coordenador de Disseminação (Haroldo), e que ele, diretor, teria dito que com aquela lista seria o fim do Datasus.

Os servidores então contestaram os argumentos do Coordenador de liberar a lista, com a desculpa que, se os servidores querem ir, deve ser liberada a sua ida para qualquer órgão, e que ele deveria ter negado a liberação de qualquer um.