Serpro propõe dissídio coletivo de natureza econômica

O Serpro reafirmou sua proposta econômica e disse que não há possibilidade de avançar nas negociações. Com isso, propôs ajuizamento de dissídio coletivo de natureza econômica. O anúncio foi feito na 6ª mesa de negociação, realizada na tarde desta quarta-feira, 14/8, em Brasília, a pedido da representação dos/as trabalhadores/as. Na última mesa, a empresa já tinha dito que era esta sua última proposição.

Confira a ata da 6ª Mesa.

A fim de avançar nas negociações, a representação dos trabalhadores registrou e defendeu, na reunião, a contraproposta aprovada pela categoria nas assembleias. Fez alguns exercícios que resultavam em avanços nas negociações.

Após a empresa voltar a alegar não ter possibilidade de avançar, a representação dos/as trabalhadores/as lamentou o posicionamento do
Serpro, uma vez que o movimento sindical prioriza o processo de negociação em mesa. Também comunicou ao Serpro que, mesmo contrária a esta posição, submeterá a sua proposta final – reajuste ou dissídio – à apreciação dos/as trabalhadores/as.

O dissídio só pode ser ajuizado se as duas partes estiverem de comum acordo. Com isso, só será instaurado se for aprovado pela maioria dos/as trabalhadores/as em assembleias.

Contraproposta aprovada nas assembleias:

– 3% de ganho real;
– Três cartelas de tíquetes à titulo de abono;
– Reajuste do vale refeição pelo índice Fora do Domicílio;
– Reduzir o valor da participação do vale refeição para R$1,00;