Cobra Tecnologia: empresa apresenta contraproposta

A 2ª Mesa de Negociação Salarial 2013/2014 com a Cobra Tecnologia foi realizada nesta quinta-feira (19/9), na sede do SINDPD-RJ. A reunião começou às 14hs e, representando os/as trabalhadores/as, estiveram presentes o SINDADOS-BA, SINDPD-CE, SINDPD-DF, SINDPD-PE, SINDPD-PR, SINDPD-SP e a FENADADOS.

Durante a reunião de negociação, a empresa finalizou a apresentação de sua proposta, oferecendo o IPCA como índice para a correção salarial. Também argumentou que esta buscando junto ao DEST o ganho real solicitado pelos/as trabalhadores/as, mas porém ainda não obteve uma resposta concreta do órgão.

A Coordenação da Campanha Salarial da Cobra Tecnologia fez duras críticas à empresa, por não ter buscado avanços no ACT 2013, e reforçou que sua proposta é basicamente a reedição do ACT em vigência. Lembrou que, apenas considerando lucro do 1º semestre/2013, a Cobra Tecnologia já teria recursos suficientes para promover a isonomia entre os/as trabalhadores/as novos/as e antigos/as – sejam administrativos ou da área técnica – concedendo, sem ônus, a cesta alimentação e plano de saúde para todos/as.

Negociação de cláusulas

A empresa apresentou suas propostas para as clausulas pendentes na reunião passada. Vejam as propostas:

Cláusula 50 – estabilidade no emprego para empregados transferidos com mudança de domicilio (acatada pela empresa);

Cláusula 57 – previdência complementar (a empresa negou a redação proposta pelos/as trabalhadores/as, argumentando que esta disposta a implantar a previdência complementar, e ficou de apresentar uma nova redação para a cláusula);

Cláusula 58 – PCS (a empresa rejeita a redação dos/as trabalhadores/as por entender que o novo PCS esta sendo elaborado por uma comissão paritária e que, após finalizado, encaminhara ao DEST para aprovação);

Cláusula 70 – Da representação dos trabalhadores no Conselho de Administração (acatada);

Cláusula 75 – protocolo de documento (a empresa acata com nova redação a ser proposta pela empresa).

Diante deste resultado, ficou decido que os sindicatos de base realizarão assembleias locais, entre os dias 23 a 26/9, para analisarem a proposta da empresa. Também ficou convocado o COMANDO NACIONAL DE CAMPANHA SALARIAL DA COBRA TECNOLOGIA para o dia 8/10, com objetivo de analisar o resultado das assembleias e definir os rumos das mobilizações nos estados.

Nova rodada de negociação foi agendada para o dia 7/10, às 14hs, na sede da empresa.

Fonte: Fenadados