Trabalhadores da Cobra Tecnologia farão assembleia para tratar da Campanha Salarial

Se a proposta apresentada pela empresa for rejeitada, os trabalhadores e trabalhadoras entrarão em "greve por tempo indeterminado" a partir de 11 de novembro

Foi realizada ontem (07/11), a 5a Mesa de Negociação do ACT 2013/2014. No encontro, que aconteceu na Matriz da Cobra Tecnologia, a empresa apresentou sua contraproposta, em que mantém as cláusulas do ACT 2012/2013 e os itens relacionados a seguir. Os negociadores da Cobra adjetivam esta como "proposta final da empresa".

Aprovado pelo Dest e constante do ACT:

1) Reajuste Salarial: IPCA de 5,86%, aplicado na remuneração de todos os empregados a partir de 1o de outubro de 2013;

2) Cesta Alimentação: reajuste do IPCA no valor da cesta que hoje é de R$ 185,41 e extensão deste benefício a todos os empregados da empresa.

Fora do ACT:

1) Reajuste Salarial:  1%, a título de Caráter Pessoal, no salário base de todos os empregados da empresa que já recebem a Cesta Alimentação;

2) Sistema de Locomoção: reajuste de 5,86% da verba PMUVP e verbas de manutenção (aluguel de carro dos técnicos) e criação de uma Comissão Paritária para debater os assuntos relativos ao tema;

3) Substituição: a empresa se compromete a implementar a substituição de gestores, por conta de ausências de férias previstas e afastamentos previstos, a partir de janeiro de 2014;

4) Previdência Complementar: a empresa se compromete a apresentar o Plano de Previdência na vigência do acordo. Caso aprovado pelos órgãos competentes, se compromete a implementá-lo ao longo de 2014. No ato da implementação a empresa fará um aporte inicial no valor equivalente a 13 meses de contribuições;

5) Plano de Cargos e Salários: a empresa se compromete a apresentar o novo PCCS na vigência do ACT. Caso aprovado pelos órgãos competentes, se compromete a implementá-lo ao longo de 2014. A Comissão Paritária apresentará calendário de reuniões;

6) Despesas de Viagem: a empresa se compromete a pagar uma diária extra de R$ 10,00 (dez reais) para pagamento de pequenas despesas em viagem a partir do mês de dezembro de 2013;

7) Licença Interesse: a empresa se compromete a alterar seus normativos, passando o prazo de afastamento da licença sem remuneração, atualmente de 2 anos, para até três anos;

8) Liberação de Dirigente Sindical: a empresa se compromete a liberar para as atividades sindicais, sob suas custas e sob demanda da Fenadados, 2 (dois) dirigentes sindicais eleitos.

Amanhã, 08/11/2013, haverá nova assembleia na porta da empresa, a partir das 10 horas, para avaliação da proposta apresentada e deliberação dos rumos da negociação. Caso a proposta seja rejeitada, os empregados entrarão em "greve por tempo indeterminado" a partir de 11/11/2013 (próxima segunda-feira).