Fenadados e Cobra Tecnologia discutem PLR 2014, PCS e previdência complementar

Fenadados e Cobra Tecnologia realizaram de 14 a 17 de janeiro, na capital carioca, reuniões de negociação. Uma das mesas tratou sobre a distribuição de lucros e resultados. Houve um impasse nesta negociação, uma vez que a empresa insiste em manter proposta de PPLR que elaborou unilateralmente, enquanto os trabalhadores querem alterações.

Abaixo, você confere mais informações sobre o PPLR e o que foi tratado em outras reuniões:

Comissão Paritária sobre Previdência Complementar

A reunião ocorreu no dia 14/1. A empresa esclareceu que a proposta para o Plano de Previdência Complementar está em vias de ser encaminhada para aprovação dos órgãos competentes. A previsão para implementação do plano é o segundo semestre/2014.

A adesão à previdência complementar será opcional. A empresa depositará no fundo valor igual ao investido pelo trabalhador.

Comissão Paritária do Plano de Cargos, Carreiras e Salários

Esta negociação ocorreu no dia 15/1. A representação dos trabalhadores questionou à Cobra Tecnologia sobre o andamento dos trabalhos desta comissão, sobretudo porque existe uma proposta de plano de cargos e salários pronta, para ser analisada pela direção da empresa, que os trabalhadores ainda não conhecem seu conteúdo. Em uma comissão paritária, o principio do conhecimento e das informações transparentes deve nortear todas as ações, portanto, é necessário que a empresa apresente a proposta para os trabalhadores. Apenas validar o que a empresa unilateralmente esta elaborando fere o negociado por ocasião das campanhas salariais 2012/2013 e 2013/2014.

A empresa afirmou que não se trata de uma proposta já pronta e sim de premissas que irão nortear os trabalhos da referida comissão.

A representação dos trabalhadores afirmou que tem uma proposição para o PCS. Por isso, ficou agendada reunião no próximo dia 04 de fevereiro de 2014 para a apresentação das premissas pelas partes. Podem participar mesa todas as entidades filiadas à Fenadados.

Baixe a ata da reunião da Comissão do PCCS.

Comissão Paritária do Programa de Participação nos Lucros e Resultados

A reunião desta comissão ocorreu na sexta-feira, 17/1, e houve um impasse. A representação dos trabalhadores reafirmou os pontos a serem alterados na proposta apresentada pela empresa. É o caso da distribuição linear do valor do PPLR. Segundo a proposição da representação, todos os trabalhadores receberiam o mesmo valor, ou seja, os lucros e resultados seriam distribuídos igualitariamente.

A meta que trata da execução de serviços prestados pela empresa deve considerar as atividades desenvolvidas exclusivamente por funcionários da Cobra. A empresa apresenta na proposta contratos de responsabilidade de empresas terceirizadas.

Apesar das ponderações da representação dos trabalhadores, a empresa insiste em manter sua proposta, elaborada unilateralmente, na íntegra. Com o impasse, os representantes dos trabalhadores solicitaram, de acordo com a Lei de PLR, a realização de uma reunião com um mediador. Preocupados com os prazos, os representantes indicaram como mediador o Ministério do Trabalho e Emprego ou o Ministério Público do Trabalho.

Confira ata de duas reuniões sobre o PPLR 2014: 20/12/2013 e 17/1/2014.

Comissão Paritária de Periculosidade, Insalubridade e Penosidade – PIP

Apesar de esta comissão já esta instituída, os trabalhos não têm avançado. Por isso, a representação dos trabalhadores indicou o dia 23/1 como data para a próxima reunião desta comissão.

Confira a ata da reunião que tratou sobre a PIP e a PMUVP.

Comissão Paritária de Parcela Mensal para Uso de Veículo Próprio – PMUVP

A representação dos trabalhadores sugeriu que no dia 24/1 seja efetivamente constituída esta comissão. Nesta oportunidade, os trabalhadores informarão o nome de seus representantes.

Fonte: Fenadados