Anistiados – deputado Vicentinho agendará reunião entre Berzoini, Mercadante e Fenadados

A Fenadados e a CNADAESP iniciaram a articulação política dentro do Congresso Nacional a fim de reparar as injustiças impostas aos/às anistiados/as. O objetivo é conquistar apoio dos parlamentares para fazer com que as empresas tratem de maneira isonômica a estes/as profissionais, que sofrem assédio moral, dificuldade de alocação e salários defasados, entre outros problemas.

Foram realizadas duas reuniões no Congresso: uma com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputado e outra com parlamentares do Partido dos Trabalhadores (PT). A primeira agenda foi necessária porque a presidência anterior da comissão não deu a devida importância à situação vivida pelos/as anistiados/as. A conversa teve o objetivo de sensibilizar os membros da comissão, balizá-los sobre os problemas enfrentados por estes/as trabalhadores/as e solicitar a reabertura da Comissão Nacional de Anistia (CNASTI). Vale ressaltar que a Fenadados e a CNADAESP defenderam todos/as os/as anistiados/as, e não somente os/as da categoria de tecnologia da informação.

A reunião com os parlamentares do PT resultou em conversa com o deputado federal Vicentinho (PT/SP), em seu gabinete. Sensibilizado com a causa dos anistiados, Vicentinho se comprometeu em agendar uma reunião entre Fenadados e CNADAESP e os ministros de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante. O parlamentar solicitou a construção de um documento – baixe abaixo – relatando os problemas vividos pelos/as anistiados/as, a fim de balizar a conversa com os ministros.

Estas ações no Congresso Nacional foram implementadas pelos representantes da Comissão Fenadados/CNDAESP que residem em Brasília, considerando o custo e a agilidade do processo.

Panfleto entregue à bancada do PT na Câmara dos Deputados

Documentos para os ministros