A 3ª Mesa de Negociação do ACT 2014/2015 da Dataprev foi suspensa na manhã desta quinta-feira (5/6). A decisão foi tomada pela representação dos/as trabalhadores/as, que se viu impedida de negociar dada a condescendência da Dataprev com sindicatos que não respeitam a vontade da maioria e os fóruns democráticos da categoria.
A 3ª mesa foi agendada, de comum acordo pelas partes, para ocorrer na seda da Dataprev. Quando a Coordenação Nacional de Campanha Salarial dos/as Trabalhadores/as da Dataprev 2014/2015 chegou à sala onde a negociação ocorreria, encontrou dirigentes do SINDPD-SC, que não cumpriu as regras para participação das negociações salariais.
A Coordenação de Campanha Salarial 2014/2015 solicitou que os dirigentes do SINDPD-SC saíssem do recinto, mas os membros do sindicato catarinense se recusaram. Como a reunião seria nas dependências da Dataprev, foi solicitado à empresa a providência de outro local para a realização da reunião, no entanto, não houve atendimento. Ainda na perspectiva de que a reunião ocorresse, foi sugerido a transferência da reunião para a sede da Fenadados, e a empresa disse que não estava de acordo.
SINDPD-SC mente
O acesso às instalações da Dataprev se dá com autorização da empresa, conforme norma interna. A Dataprev havia liberado a entrada de representantes da Coordenação Nacional dos Trabalhadores/as da Dataprev 2014/2015. Sabedores disso, os representantes do SINDPD-SC mentiram, na recepção da empresa, dizendo que eram da Coordenação da Fenadados.
A mentira que lhes deu acesso à sala de reunião pode ser considerada crime de falsidade ideológica, uma vez que prestaram declaração falsa a ente público. Já a inércia e omissão dos administradores da Dataprev em retirar os dirigentes do SINDPD-SC da sala configura crime de improbidade administrativa, sem falar que ao permitir a presença de pessoas estranhas e alheias ao processo negocial por si só configura-se como afronta a esta representação legal e constitucionalmente mantida.
Com o ocorrido hoje, a Coordenação Nacional de Campanha Salarial dos/as Trabalhadores/as da Dataprev 2014/2015 encaminhou à Dataprev ofício solicitando reagendamento desta mesa para amanhã (6/6), às 15h, na sede da federação.
Regras para participar das negociações
A Plenária Nacional 2014 deliberou sobre os critérios para participação dos sindicatos filiados, das Oposições CUTistas e da ANED, a saber:
a) Participar da reunião preparatória à mesa de negociação;
b) Participar da mesa de negociação;
c) Participar da reunião de avaliação e/ou Comando de Campanha.
Os sindicatos não filiados à Fenadados podem e devem participar da Campanha Salarial, para tanto, além de cumprir com os critérios acima, também devem entregar a procuração, como hoje faz o Sindpd-SP.
É importante frisar que participaram da Plenária 200 delegados/as de todo o Brasil e de várias empresas de TIC.
O SINDPD-SC não aceita entregar a procuração, e é isso que inviabiliza sua participação nas mesas de negociação. Podem participar mas não querem. O que querem é realizar uma campanha paralela, mas não tem condições legais para isso. Então, tentam tumultuar as negociações achando que isso prejudica a imagem da Fenadados, mas isso na verdade só prejudica aos/às trabalhadores (as).
Além dos componentes da Coordenação Nacional, também garantiram presença na reunião representantes do SINDPD-RN, SINDPD-RJ, SINDPD-PE, OP. CUT. RS, SINDPD-DF, SINDADOS-BA e ANED. Todos cumpriram os critérios, participaram da reunião preparatória, ida à empresa e presença no Comando Permanente de Campanha Salarial dos Trabalhadores da Dataprev 2014/2015.
O Sindados-BA participa das campanhas salariais da Dataprev, Datamec e Cobra Tecnologia. A decisão de não participação do Sindados-BA atinge somente aos trabalhadores/as do Serpro.
A Fenadados não proíbe a participação das entidades, prova disto é a participação do representante da ANED Ugo Cavalcanti.
Fonte: Fenadados
Foto: Félix Pereira/Fenadados