Cobra Tecnologia – Responde pendências com retórica

A direção da Cobra Tecnologia na reunião de negociação que ocorreu no dia de ontem (18/09), nas dependências da empresa, no Rio de Janeiro,  falou, discursou, tentou explicar, mas…
A reunião teve seu início com a assinatura da ata da reunião que ocorreu no dia 04 de setembro, em Brasília.
Passando para o ponto: Plano de Cargos Carreiras e Salários – PCCS. A diretoria da Fenadados questionou à empresa sobre a prática de contratação irregular de DAS.
Para o qual a Cobra Tecnologia respondeu “estamos seguindo as orientações dos órgãos governamentais e a Legislação vigente”.

A Fenadados entende que a legislação que rege a contratação para os cargos de livre provimento na empresa, não garante a contratação de pessoas para exercerem cargos e funções que constam na estrutura estabelecida pelo PCCS em vigência, muito menos a implantação de um novo PCCS garantirá a legalidade dessas contratações.

Com esta compreensão e, ainda, a tendo a empresa concomitantemente a este debate disponibilizado ,pela intranet , para os trabalhadores e as trabalhadoras da Cobra Tecnologia, os maiores interessados nesta questão, a proposta de PCCS.  Somado o fato de que não seria possível nenhuma observação no escopo da proposta, a direção da Fenadados e os representantes das entidades sindicais presentes a reunião decidiram por não assistir a apresentação proposta para o tema.

A empresa, assim, apresentou o PCCS de forma unilateral. E, a data para sua implementação depende de aprovação de órgãos de governo.
 PLR
A Cobra Tecnologia pagou em 2013, valores referentes ao exercício de 2012.
Neste ano (2014) pretende pagar, dependendo de posicionamento do DEST, valores referentes ao exercício de 2013.

Estes valores não podem ser considerados como pagamento de PLR, pois a Lei 10101/2000, diz que é necessária negociação com a representação sindical e consequentemente aprovação pelos trabalhadores.

Assim, a Fenadados condicionou a assinatura da PLR 2014 a apresentação por parte da empresa de uma proposta completa de para pagamento de diferenças de valores do exercício de 2012 e data e valores para pagamento do exercício de 2013. Obviamente que a integra da proposta será levada para deliberação dos trabalhadores e das trabalhadoras em assembleias.
A data-base dos trabalhadores e das trabalhadoras da Cobra Tecnologia está estabelecida em 1º de outubro.

No dia de amanhã, 19 de setembro/2014, o Comando Nacional de Campanha Salarial com representantes de entidades sindicais de várias unidades da federação ira debater sobre  a melhor estratégia para o movimento grevista.

Os indicativos aprovados no Comando serão encaminhados aos estados para que os trabalhadores e as trabalhadoras em assembleias possam debater e deliberar a respeito.
Clique aqui e leia a Ata da reunião.

Fonte: Fenadados