Trabalhadores da Dataprev no RJ querem reajuste com retroatividade

Os trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev no Rio de Janeiro rejeitaram hoje (22/07), em assembleias descentralizadas realizadas nos prédios da Álvaro Rodrigues e do Cosme Velho, a proposta de reajuste salarial de 8,17% sem retroatividade, feita pela empresa na 4ª mesa de negociação, realizada no dia 15 de julho, em Brasília.

Nos dois prédios, foi aprovada contraproposta pague a reposição de 8,17% retroativa a maio, data base da categoria. Na Álvaro Rodrigues foram 128 votos a 13 e, no Cosme Velho, 52 a 18.

Oposição tenta confundir assembleia

Na Álvaro Rodrigues a representação dos trabalhadores encaminhou, como de costume, que a votação fosse feita em três etapas: 1) índice econômico; 2) cláusulas com sugestão de mudança na redação; e 3) propostas de mobilização. Os trabalhadores e trabalhadoras concordaram com o critério sugerido, pedindo que todas as cláusulas com mudança de redação fossem lidas para avaliação.

Após a leitura das cláusulas, a oposição tentou confundir a assembleia, alegando que o Sindpd-RJ teria colocado a votação do índice em primeiro lugar aproveitando-se da ausência desses representantes, que chegaram bem depois de iniciada a assembleia, marcada para as 10h30m e efetivamente aberta às 10h45m.

Um dos OLTs de oposição chegou às 12 horas, ou seja, 90 minutos após o horário marcado, mas mesmo assim se achou no direito de vociferar contra o Sindicato, com um discurso emocional próprio de demagogos que querem angariar simpatias, mesmo que vendendo sonhos…

Infelizmente parece que a tática da oposição conquistou alguns corações, pois trabalhadores e trabalhadoras que votaram com o Sindicato passaram a afirmar que não concordavam ou até mesmo que não teriam votado.

Para dirimir dúvidas e refrescar memórias, estamos disponibilizando o vídeo da votação do índice econômico, aprovado por ampla maioria.

Assembleia_Dataprev_22_07_2015_final