Vídeo da Fenadados denuncia a tentativa do Governo Golpista de retirar direitos dos trabalhadores

Quem perde com a reforma da previdência proposta pelo governo golpista de Michel Temer? Que direitos consolidados essa reforma ameaça? Qual o impacto social de extinguir o Ministério da Previdência, atrelando a arrecadação previdenciária ao Ministério da Fazenda? E que consequências terá para a sociedade a incorporação da Dataprev pelo Serpro?

Estes são alguns dos questionamentos feitos pela Fenadados em vídeo que lança hoje. De acordo com a vice-presidente da Fenadados, Telma Dantas, o objetivo é alertar a sociedade brasileira para os riscos que a reforma previdenciária proposta pelo governo golpista representa para os direitos trabalhistas.

“A Fenadados avalia essa reforma, nesse formato e neste momento, como um verdadeiro desastre social”, diz Telma Dantas.

O presidente da Fenadados, Carlos Alberto Valadares (Gandola), acredita que os golpistas estão atacando os direitos sociais do povo, e a fusão das duas maiores empresas públicas de TI é só mais uma iniciativa para enfraquecer os trabalhadores brasileiros.

“O projeto de fusão da Dataprev com o Serpro ou de incorporação da Dataprev pelo Serpro é extremamente prejudicial para os trabalhadores e para a sociedade, (…) com perda de qualidade dos serviços e, por outro lado, uma precarização e demissão com fechamento dos postos de trabalho. Temos que nos organizar e impedir que esse governo interino leve prejuízo tanto à população quanto aos trabalhadores”, alerta Gandola.

José Luiz Garcia Lima, da direção da CUT-RJ, destaca que as vocações de Dataprev e Serpro são absolutamente distintas. A primeira faz o controle histórico dos dados dos trabalhadores, armazenando informações sobre a contribuição previdenciária de cada profissional. Já a segunda cuida da arrecadação da Fazenda.

“Vai se juntar isso tudo? Qual é a intenção real disso que não seja o desmonte do sistema?”, pergunta Lima, que complementa: “a  base de dados que a Dataprev tem dos trabalhadores é uma coisa admirável. Trabalha esses dados para assegurar que, na hora de ter seu direito reconhecido, o trabalhador não precise ficar juntando papel. Essas informações já estão todas coletadas”. E sentencia: “esse governo não tem condição de olhar pra isso e ver qual é a sua importância, até porque não dá importância pra isso.”

Só para ter uma ideia da relevância da Dataprev para o Brasil, a empresa de TI processa mensalmente 33 milhões de benefícios. É a maior folha de pagamento da América Latina.

Reforma da previdência

A vice-presidente da CUT Nacional, Carmen Foro, também participa do vídeo e denuncia a tentativa de retirar direitos por meio dessa reforma previdenciária.

“Nós somos contrários a essa reforma, (…) [que] retira a possibilidade inclusive de futuro”, afirma Carmem Foro. E ressalta: “a reforma da previdência atinge todos os trabalhadores que estão no mercado de trabalho. Agora, ela tem uma maldade ainda maior quando se trata dos trabalhadores do campo e da floresta e das mulheres. Somos contrários que mulheres percam 10, 15 anos para se aposentar em patamar de igualdade com os homens, num país que não tem igualdade”.

O senador Paulo Paim lembra que a proposta golpista afeta inclusive o salário dos aposentados.

“Esse governo provisório está com a palhaçada de querer retirar até o salário mínimo do aposentado”, chama atenção Paulo Paim.

Fonte: Fenadsdos