Não à PEC 241

A diretoria do Sindpd-RJ apoia a luta para barrar as tentativas do governo de sucatear a Educação e a Saúde do País. Ontem cerca de 15 mil pessoas caminharam da Candelária à Cinelândia para denunciar o congelamento dos gastos sociais por 20 anos, e lá estavam diretores e diretoras do Sindicato, marcando posição contra este absurdo (fotos).

Debate realizado na sede do Sindicato na quarta-feira, dia 19 de outubro, pela socióloga Carla Ferreira, técnica do Dieese, com a presença de mais de 40 pessoas entre dirigentes sindicais e trabalhadores da base, tratou minuciosamente dos efeitos da PEC 241 no desmonte do Estado de Bem Estar Social, que penalizará sobretudo a classe trabalhadora.

De acordo com a Ubes – União Brasileira dos Estudantes, mais de mil escolas estão ocupadas em 13 estados, num movimento que une a classe estudantil contra retrocessos. Só no Paraná são mais de 850 escolas ocupadas. As ocupações são uma reação à MP – Medida Provisória 746 e à PEC – Proposta de Emenda à Constituição 241. Além disso, os jovens pedem reformas na infraestrutura e a inclusão da tecnologia no currículo escolar.

Na contramão deste anseio por melhores condições de ensino e de inclusão social no País, a PEC 241 pretende congelar as despesas do governo federal por até 20 anos. O mecanismo pode significar um freio nos investimentos previstos pela Constituição em áreas prioritárias para o desenvolvimento do Brasil, e isto não pode ser tolerado pela sociedade.

Por estas e outras, não há como deixar de assumir posição frontalmente contrária à PEC 241 e aos muitos outros projetos do governo federal que pretendem retirar direitos da classe trabalhadora e dos mais pobres.

No dia 8 de novembro, às 18h30m, outro debate na sede do Sindicato tratará das propostas que ameaçam os direitos dos trabalhadores no Brasil, e terá apresentação da Técnica do Dieese Carolina Gagliano. Compareça! A sede do Sindpd-RJ fica na av. Presidente Vargas, 502/12º andar, Centro, Rio de Janeiro.