Cobra Tecnologia propõe reajuste salarial de 4,5%

Ocorreu nesta quinta-feira (27), a 3ª Mesa de Negociação do ACT 2016/2017 da Cobra Tecnologia. A rodada foi realizada na sede da Fenadados, em Brasília. Na reunião, a empresa apresentou uma nova proposta de reajuste salarial: apenas 0,5% a mais do que a proposição anterior, ou seja, o índice de reajuste proposto pela empresa totaliza 4,5%. Na prática, a proposta da empresa não repõe nem a inflação do último período.

A empresa também propôs um abono de R$ 1.000,00. No entanto, ao ser questionada sobre o pagamento da Cesta Natalina, a empresa disse que este benefício estava embutido na proposta econômica apresentada hoje. Com isso, concluímos que o abono na verdade não é de 1.000,00, pois metade deste valor diz respeito à Cesta Natalina.

De fato, nesta mesa a única novidade que a empresa trouxe foi 0,5%. A aplicação do reajuste de 8,48% sobre a Cesta de Alimentação, a 13ª Cesta Alimentação, Auxílio Refeição, Auxílio Creche e Pré-escola e Escola, bem como o Auxílio Funeral de R$ 4.000,00, a empresa já havia apresentado na 2ª reunião, que ocorreu no dia 20 de outubro de 2016.

A representação reafirmou a reivindicação salarial feita pelos trabalhadores e, ao conhecer os valores restituídos pela Receita Federal, destacou que a Cobra Tecnologia tem sim condições de atender ao pleito. Ressaltou ainda que a aplicação do IPCA integral nas demais cláusulas econômicas sugere que a empresa tem condições econômicas de avançar na proposta de reajuste salarial.

Diante da proposta insuficiente, a Fenadados comunicou a empresa que indicará a votação do estado de greve nas assembleias.

Próxima reunião está agendada para o dia 17 de novembro de 2016, na sede da Fenadados, em Brasília.

Fonte: Fenadados
Foto: Félix Pereira/Fenadados