Cobra Tecnologia – Campanha Salarial

A próxima reunião de negociação com a Cobra Tecnologia ocorre no dia 24 de maio de 2018, nas dependências da empresa em Brasília-DF. A Fenadados representante, instituída legalmente, como representante dos trabalhadores da Cobra Tecnologia e que tem assinado e negociado os Acordos Coletivos, segue o que os trabalhadores aprovam em suas assembleias estaduais.

A empresa solicitou a mudança de data da reunião, prevista para acontecer dia 17/05/2018, justificando que tem reunião agendada com os órgãos de controle (SEST), no dia 16 de maio/2018, e que necessita deste tempo a mais para que possa efetivamente tentar apresentar uma proposta.

A Fenadados está e continuará priorizando o processo negocial em mesa, pois entende que levar o Acordo Coletivo de Trabalho para decisão no Tribunal não trará benefícios aos trabalhadores. Muito pelo contrário, a possibilidade de que se perca cláusulas constantes no Acordo Coletivo é real.

O histórico das categorias que tiveram seus acordos coletivos no TST, comprova a leitura da atual conjuntura política, econômica e jurídica pela qual passa o País.

Levar a discussão da nossa Campanha Salarial, neste momento, para os tribunais não é o caminho. Vejam ir para o TST é proposta da direção da Cobra Tecnologia que vem reiteradamente, registrando este intuito nas atas das reuniões de negociação. Para esta proposição a Fenadados se posiciona de forma contrária entendemos que o processo negocial está em curso e caberá, exclusivamente às partes de forma livre, espontânea e dentro da autonomia coletiva, manter, alterar e fixar as cláusulas normativas e obrigacionais vigente. Ou seja, com o resultado das assembleias, ratificamos à empresa que não damos a concordância de levar o ACT para julgamento e a empresa é sabedora que para ir para dissídio necessita de concordância entre as partes. A outra possibilidade é a categoria deflagrar greve, daí a empresa tem a prerrogativa de suscitar o dissídio de greve.

Por isso, não nos causou nenhum espanto a nota divulgada pela direção da empresa a seu corpo funcional, divulgando da reunião ocorrida com outra entidade na Secretaria de Relações do Trabalho no Distrito Federal – SRT-DF, pois vejam se o interesse da empresa é de judicializar a Campanha Salarial, a nossa não participação prejudica seu intento. E este comunicado, vem no sentido de tentar dividir a categoria e implementar sua vontade que é o de judicialização, conforme registro da direção da empresa em diversas atas de negociação desta campanha salarial.

A empresa apresentou, até o momento, a proposta de renovação quase integral das cláusulas constantes no ACT vigente e reajuste zero. Sabemos que a Campanha está indo para sua 7ª rodada de negociação. Mas empresas do nosso setor _ Serpro e Dataprev – que também apresentavam, insistentemente, reajuste zero, cujas campanhas tiveram 11 (onze) e 9 (nove) mesas de negociações respectivamente, nesta última semana, saíram do patamar de reajuste zero e apresentaram proposta econômica para ser avaliada pelos trabalhadores em assembleias.

No entanto, as condições de salários praticados nestas duas empresas, são bem diferenciadas da realidade salarial dos trabalhadores/as da Cobra Tecnologia. bem como o benefício referente ao Plano de Saúde. Por este motivo e, sendo a data base dos trabalhadores da Cobra estabelecida no mês de outubro; considerando ainda, a condição financeira da Cobra Tecnologia _superavitária _ aguardamos uma proposta que seja passível de avaliação pelos trabalhadores nas assembleias estaduais. Inclusive sem a retirada/alteração da Cláusula 49ª – Normas Administrativas – ainda mais, considerando que há em tramitação ações trabalhistas coletivas e/ou individuais questionando o cumprimento da Cláusula, pela direção da Cobra Tecnologia.

Lembramos que, temos um pré-acordo assinado entre as partes que garante a vigência das cláusulas do atual ACT até que outro seja assinado.

Durante a próxima reunião de negociação que ocorre no dia 24 de maio de 2018, convidamos todos os trabalhadores a participarem das assembleias estaduais, para que possam ter conhecimento do andamento das propostas durante a realização da reunião.

Fonte – Fenadados