Foi realizada no dia 24 de maio de 2018, nas dependências da empresa, em Brasília, a 7ª Reunião de Negociação referente à Campanha Salarial dos/as Trabalhadores/as da Cobra Tecnologia.
Sobre a Campanha Salarial a empresa apresentou proposta de acordo com vigência de dois anos, sendo para o período 2017/2018: 100% do INPC (1,63%), sem retroativo (considerando que a data-base é outubro 2017, seriam 8 meses de retroativo) e, para o período 2018/2019: o correspondente a 60% do INPC. Junto a este pacote propôs ainda retirada e rebaixamento de direitos hoje constantes no ACT. A Representação dos(as) trabalhadores(as) rejeitou a proposta apresentada pela empresa por entender que a mesma é inferior ao apresentado inclusive pelas empresas do nosso setor e apresentou contraproposta. Leia Ata aqui!
A Fenadados está e continuará priorizando o processo negocial em mesa, pois acredita que levar a Campanha Salarial para decisão no Tribunal trará grandes riscos à manutenção dos direitos até hoje conquistados. Ir ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) é intenção da direção da Cobra Tecnologia. È orientação de Governo!
Lembramos ainda que temos um pré-acordo assinado entre as partes, que garante a vigência do ACT em sua totalidade até que outro seja assinado. Pré-acordo este que, entre outros pontos, foi imprescindível para que as campanhas salariais dos trabalhadores de T.I tivessem avanços em mesas de negociações, sendo estas legítimas e autônomas, possibilitando a saída do índice zero sem passar pelo tribunal como ocorrido com as demais categorias de outros setores .
Durante a próxima reunião de negociação, que está sinalizada para ocorrer no dia 4 de junho de 2018, convidamos todos os trabalhadores e trabalhadoras a participarem das assembleias estaduais e, acompanharem o andamento da negociação através do Facebook da Fenadados.
Leia aqui a Ata da reunião das discussões preliminares.
Fonte: Fenadados
Foto: Félix Pereira/Fenadados