Sindpd-RJ reestrutura seu Departamento Jurídico

A diretoria do Sindpd-RJ teve que tomar medidas duras para enfrentar a crise gerada pelo fim do Imposto Sindical, que representava 70% de sua arrecadação. Num primeiro momento reduziu seu quadro administrativo e mudou o horário de expediente, entre outras medidas. Agora, tendo em vista a pouca adesão dos trabalhadores e trabalhadoras ao pagamento voluntário da Contribuição Sindical e, consequentemente, à diminuição da receita para custear a atual estrutura da entidade, o Departamento Jurídico será reestruturado, sem prejuízo aos processos já em andamento.

Atendimento na área Previdenciária será extinto

A partir de 1º de junho de 2018 o Sindpd-RJ não terá mais atendimento na área do Direito Previdenciário, ressalvados os casos que estejam em tramitação, que terão acompanhamento até o seu desfecho.

Quadro de advogados na área Trabalhista será reduzido

A partir de 1º de junho de 2018 o quadro de advogados trabalhistas será reduzido, com a diminuição de três profissionais. Os processos acompanhados por estes advogados serão redistribuídos e o atendimento aos trabalhadores e trabalhadoras não cessará.

Sindicato precisa ser sustentado por quem ele representa

Ao transformar o imposto sindical em algo inexistente em termos tributários (um imposto facultativo…), o governo fragilizou os sindicatos, que estão tendo queda vertiginosa em sua receita. E sem esta receita, nenhum sindicato terá condições de manter as várias conquistas em favor da categoria. Basta dizer que sindicato fraco ou sem condições de se manter, poderá acarretar um sério risco de não haver mais negociações coletivas. Resultado: tudo que você, trabalhador, conquistou ATRAVÉS DO SEU SINDICATO, no combate a irregularidades nas empresas, por ações judiciais vitoriosas,  Acordos Coletivos de Trabalho e de PLR está seriamente ameaçado.

A sustentação da entidade, portanto, é interesse direto dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria, seja através da sindicalização, da contribuição sindical ou da contribuição assistencial.