Saques do depósito do FGTS são suspensos de forma arbitrária

Durante essa semana, sem qualquer comunicação prévia, parte dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros aposentados/as, mas que continuam trabalhando, foram surpreendidos/as com a suspensão do saque do depósito do FGTS nas suas contas. O valor é disponibilizado em uma conta pessoal do empregado, assim que o depósito é feito todo mês.
Mais uma vez o governo federal demonstra desrespeito com a classe trabalhadora e de forma impositiva suspendeu o pagamento e estabeleceu que os empregados aposentados terão que se recadastrar junto à Caixa Econômica para receber os valores. A notícia surpreendeu até as empresas, que não tinham conhecimento da medida e ao ser informada de que as transferências não haviam sido feitas, foi em busca de informações. A disponibilização dos valores recolhidos (enviados pelas empresas à Caixa) é ação exclusiva da Caixa Econômica Federal.
É importante que todos verifiquem se o valor referente ao FGTS foi disponibilizado em sua conta. Caso não esteja, será necessário fazer o recadastramento.

Como fazer

O recadastramento pode ser feito pelo aplicativo FGTS, que pode ser baixado pela Google Play (para celulares Androids, ou pela App Store, para iPhones), seguindo o passo a passo abaixo:

1ª  Etapa – Realizar download da carta de aposentadoria no aplicativo Meu INSS, que pode ser baixado pela Google Play,  para celulares Androids ou pela App Store, para iPhones). Ao acessar o aplicativo, será solicitada uma foto da identidade e da carta de aposentadoria.

2ª Etapa: cadastrar a conta bancária na qual o valor será creditado: acessar o menu “Conta Bancária para Crédito” e cadastrar a conta.

3ª Etapa – Solicitar o crédito: acessar o menu “Meus saques”; selecionar a opção “Outras situações de Saque”; selecionar “Saque por aposentadoria” e realizar o pedido. O crédito será será realizado automaticamente na conta bancária indicada.

Para recadastramento presencial, a CEF informou que os empregados aposentados podem comparecer à qualquer agência da Caixa (o que não inclui os PABs – postos de atendimento bancário), de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, e solicitar a retomada dos saques mensais. Para tanto, devem estar munidos de documento de Identificação e Carta de Concessão de Aposentadoria.

A decisão arbitrária do governo federal de impor o recadastramento é mais uma medida com o propósito de prejudicar os trabalhadores. Sabemos que muitas pessoas não têm familiaridade com celular ou mesmo aparelhos que comportem esses aplicativos. Portanto, mesmo orientando a categoria a regularizar sua situação junto à Caixa, o SINDPD-PE registra sua indignação e repúdio a essa medida.

Fonte: Sindpd-PE