Direção do Serpro rompe negociação do PLR e monta uma farsa para impor sua vontade

Fenadados, sindicatos filiados, Sindppd-RS e Sindpd-SC

Em total desrespeito às deliberações das assembleias e à representação dos trabalhadores que há mais de 20 anos negocia com o Serpro, a direção da empresa decidiu de forma unilateral e autoritária romper as negociações, pelo simples fato de que a proposta da empresa foi rejeitada pela maioria das assembleias em todo o país.

O Serpro quer fazer do PLR um processo que represente somente a vontade individual dos diretores da empresa.

Em menos de dez dias úteis, a direção do SERPRO rompeu as negociações e tenta confundir os trabalhadores dizendo que uma vaga será preenchida pela representação da categoria.

O ato praticado pela Direção do Serpro é inconstitucional, ilegal e, diante do ato doloso, configura a improbidade administrativa.

Com o único interesse em pagar “Lucros” para a diretoria, agem como se empresa privada fossem. Mas por ser empresa pública, estamos tratando de dinheiro público e a Fenadados não irá permitir que este governo continue a se locupletar do dinheiro público.

A representação dos trabalhadores NÃO PARTICIPARÁ deste processo, por entender que ele é ilegal! A lei 10.101/2000 que regulamenta a participação nos lucros e resultados não permite que a empresa escolha unilateralmente a forma de negociar, principalmente, levando-se em conta que já há uma negociação em curso. A empresa não pode ignorar uma modalidade de negociação já estabelecida e com ampla participação dos trabalhadores que democraticamente deliberaram em assembleias pela rejeição da proposta para criar uma comissão com o objetivo de apresentar e aprovar uma proposta já rejeitada soberanamente pelos trabalhadores.

A FENADADOS, seus sindicatos filiados e o SINDPPD-RS e SINDPD-SC estão atuando no sentido de denunciar este esquema fraudulento da direção da empresa perante o MINISTÉRIO PÚBLICO, PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA e CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO.

Assembleias serão convocadas para informar e debater com os trabalhadores sobre esta grave situação.