Palestras sobre TIC e democratização da Comunicação marcam o lançamento do portal do Sindpd-RJ

O Sindpd-RJ lançou, na noite de segunda-feira, 4 de abril, seu portal interativo, que foi pensado para abrir a pauta de informações, abordando temas regionais, nacionais e internacionais, sob a ótica do mundo do trabalho.

O lançamento contou com palestras sobre a democratização dos meios de comunicação, o papel da comunicação nos sindicatos CUTistas, inclusão digital, software livre e o uso das redes sociais para informar e mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras.

Participaram do debate a psicóloga Roseli Goffman, do Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação; o deputado estadual (PDT-RJ) Paulo Ramos; a diretora da Fenadados Telma Dantas; o presidente da CUT-RJ Darbi Igayara; Messias Melo, da CUT Nacional; Marcelo Branco, que comandou a campanha da presidenta Dilma Roussef nas redes sociais, Sérgio Rosa, diretor da Cobra Tecnologia, ex-presidente do Sindpd-RJ, ex-presidente da Fenadados e representante do Setorial de TI do PT; Celio Stemback, secretário de Comunicação  da Fenadados e coordenador do Sindpd-RJ e André Guedes, coordenador do Sindpd-RJ.

As redes sociais são as pessoas

Marcelo Branco destacou que as redes sociais são, em verdade, as pessoas que utilizam o Twitter, o Orkut, o Facebook etc. O que muda com a Web 2.0 é uso dessas ferramentas, que potencializam as ações em rede, pois na internet não existem barreiras geográficas. Ele afirmou que o indivíduo pode, hoje, pautar o que sai na mídia, pois muitas vezes uma chamada colocada em segundo plano recebe mais atenção que uma manchete de primeira página. O que dá a medida da repercussão de uma notícia é a quantidade de comentários que ela recebe. Por isso, segundo ele, o indivíduo nunca esteve tão empoderado como agora, pois gera e consome informação sem intermediários.

Democratização dos meios de Comunicação

Roseli Goffman e o deputado Paulo Ramos afirmaram que é inadiável a participação dos trabalhadores na luta pela democratização da Comunicação, pois somente com a informação acessível a todos será possível formar consciências libertárias.

Retomada do Coletivo de Comunicação da Fenadados

Celio Stemback anunciou que a Fenadados retomará seu Coletivo de Comunicação num encontro nacional de profissionais e diretores da área, em Brasília, nos dias 28 e 29 de abril.

Telma Dantas parabenizou o Sindpd-RJ pela iniciativa de lançar um portal interativo e lembrou que a categoria de TI iniciou sua história lutando pela democratização da informação. Ela coloca a regulamentação da profissão e a luta pela democratização da informação como os doía maiores desafios da Fenadados. “A busca pela interatividade com os trabalhadores e trabalhadoras é urgente”, finaliza.

A opção pelo Software Livre

André Guedes ressaltou a opção pela plataforma livre como mais um passo do Sindpd-RJ rumo à maior interatividade com a categoria.

O evento, que contou com cerca de 150 participantes, foi transmitido on line, em mais uma parceria do Sindpd-RJ com a Fenadados.

Fotos: Nando Neves

[slideshow id=1 w=450 h=400]