Serpro quebra acordo e não vai pagar PLR 2013

 

O Serpro não vai fazer a divisão dos lucros e resultados obtidos em 2013. O anúncio foi feito por representantes da diretoria da empresa em reunião com a Fenadados, na manhã desta quinta-feira, 23/1, em Brasília. Segundo eles, o Conselho Diretor do Serpro não aprovou a proposta de PPLR 2013, pois a empresa ainda está […]


Publicado por em 23/01/2014.

O Serpro não vai fazer a divisão dos lucros e resultados obtidos em 2013. O anúncio foi feito por representantes da diretoria da empresa em reunião com a Fenadados, na manhã desta quinta-feira, 23/1, em Brasília. Segundo eles, o Conselho Diretor do Serpro não aprovou a proposta de PPLR 2013, pois a empresa ainda está em débito com a União devido a déficits de anos anteriores. A empresa apresentará na próxima semana documento comprovando estes débitos.

Confira a ata da reunião

A notícia surpreendeu a representação dos trabalhadores, uma vez que as partes haviam assinado um acordo de destruição dos lucros e resultados em junho deste ano. Nem durante a negociação e nem após, a diretoria do Serpro demonstrou que havia ou poderia haver impedimentos para que o PPLR fosse pago, o que demonstra que a empresa agiu durante todo o processo negocial de má fé, negociando algo que não pretendia cumprir. Esta notícia do Serpro deixa claro que empresa faz pouco caso da dedicação e seriedade dos trabalhadores.

Por respeitar e valorizar o processo democrático e negocial, a representação dos trabalhadores participará no dia 3/2 de reunião para dar início à negociação do acordo de PPLR 2014 com pagamento em 2015.

Plano de Cargos e Salários

Nesta reunião, também foi tratada a implementação de melhorias nos planos de cargos e salários vigentes no Serpro. Os trabalhadores lembraram que é preciso valorizar a promoção por tempo de serviço em detrimento da promoção por mérito, sobretudo porque não são há critérios claros, objetivos e transparentes para ser promovido por mérito. Também reforçaram a importância de criar a Classe III para Auxiliar e a reclassificação.

O Serpro não deu nenhum sinal de que as propostas apresentadas serão analisadas e submetidas aos órgãos competentes.  

Agenda

Fenadados e Serpro definiram novas rodadas de mesas específicas. Confira a programação:

Comissão Paritária de Saúde 

Quando: 29/01/2014, às 10h

Onde: sede do SERPRO em Brasília/DF

Reunião Específica sobre PPLR 2014/15

Quando: 03/02/2014, às 14h

Onde: Sede da FENADADOS, em Brasília/DF

Fonte: Fenadados