Oposição se auto exclui da Campanha Salarial 2012

Ocorreu na manhã de hoje (23) na sede Fenadados, em Brasília, reunião entre a Coordenação de Campanha da DATAPREV e o SINDPPD-RS, o SINDPD-SC e a ANED, com o objetivo de construir a unidade na Campanha Salarial 2012/2013.

No encontro, em respeito à deliberação da Plenária Nacional de Campanha 2012/2013 e ratificando o Comando Nacional de Campanha (realizado no dia 16 de maio de 2012), foi reafirmado que o sindicato do Rio Grande do Sul, por não ser filiado à FENADADOS, poderá participar das mesas de negociação se entregar a Procuração para a Federação representar os trabalhadores (as) do estado.  Além disso, deve participar das reuniões preparatórias e de avaliação das mesas de negociações, que ocorrem antes e depois de cada rodada, respectivamente; e também estar presente nos fóruns de deliberações da Campanha Salarial e no Comando Nacional de Campanha.

Apesar da abertura dada pela Federação, o sindicato do Rio Grande do Sul novamente manteve, na reunião de hoje, a sua posição: não passar a procuração para a FENADADOS.

Aos demais sindicatos (SINDPD-SC e SINDTIC-SE), que mesmo sendo filiados tomaram a decisão de não participar da Plenária Nacional, foi informado novamente hoje  que  poderão participar da Campanha Salarial 2012/2013 desde que obedeçam aos critérios estabelecidos para todos os sindicatos filiados. Não é necessário que repassem a procuração para a Federação, pois já são entidades filiadas à FENADADOS.

Assim como a postura do SINDPPD-RS, hoje o sindicato de Santa CATARINA e a ANED se auto-excluíram da 1ª mesa, ao tomar a decisão de não participar dos fóruns nos quais têm total liberdade para participar – o que já havia sido informado para estas entidades várias vezes, seja verbalmente, seja por ofício, seja no site da FENADADOS, seja hoje pela manhã na sede da FENADADOS.

Mais uma vez a FENADADOS reafirma que os representantes da ANED sempre participaram das campanhas salariais anteriores. E a Federação tem total interesse que participem para construirmos juntos avanços e conquistas em prol dos trabalhadores (as). Para isso é preciso que as entidades reavaliem a sua  posição em não participar com a FENADADOS e seus sindicatos filiados da construção de uma Campanha Salarial unificada. A divisão do movimento só favorece a empresa e prejudica os trabalhadores e trabalhadoras.

É preciso lembrar que a decisão de não participar da Campanha Salarial junto com a FENADADOS foi única e exclusiva desses sindicatos. Jamais os impedimos de participar da construção das pautas de reivindicações e estratégias de negociação. Também é importante ressaltar que eles pediram para voltar para a construção da Campanha, coordenada por direito legal pela Federação, que concordou com a participação deles desde que respeitassem os critérios definidos e votados pelos trabalhadores e trabalhadoras presentes na última plenária.

Aos trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev esclarecemos que tão logo o SINDPPD-RS repasse a procuração à Fenadados poderão estar às mesas de negociações, desde que cumpram os demais critérios aprovados pela plenária.

Também esclarecemos que representantes do SINDTIC-SE e SINDPD-SC são aptos a participarem da Campanha Salarial desde que cumpram os critérios aprovados na Plenária às entidades filiadas.

Lembramos que as entidades hoje filiadas à Fenadados são: SINDPD-AM, SINDPD-AP, SINDADOS-BA, SINDPD-CE, SINDPD-DF, SINDPD-ES, SINDPD-GO, SINDPD-MA, SINDPD-MT, SINDADOS-MG, SINDPD-PA, SINDPD-PB, SINDPD-PE, SINDPD-PI, SINDPD-PR, SINDPD-RJ, SINDPD-RN, ASSINDADOS-SP, SINDPD-SC, SINDTIC-SE.

A 1ª mesa de negociação da Dataprev foi remarcada para esta quinta-feira (24/5), às 10h, no escritório da CUT Nacional, em Brasília-DF.

Fonte: Fenadados